21 de mar. de 2019

PERIGOSA AMIZADE: O COMEÇO - GISELA BACELAR


Hey pessoal, como estão? :)
Hoje vim trazer a resenha da minha última leitura. Espero que gostem! ;)

Título: Perigosa Amizade: O Começo
Autora: Gisela Bacelar
Editora: Planeta
Páginas: 235
Ano: 2017
Nota: 3,75/5


Perigosa Amizade: O Começo conta a história de vários jovens (na maioria das vezes problemáticos) e a forma como eles lidam com seus problemas, a fase da adolescência e como cada uma de suas atitudes podem mudar por completo suas vidas. A maior parte dos personagens principais está no ensino médio e o livro irá abordar temas como primeiro beijo, virgindade, drogas (lícitas e ilícitas), relacionamento familiar, sexualidade, etc, mostrando como cada um dos adolescente lida com todas essas questões e o quão traumáticas elas podem ser. No final de tudo, de uma forma ou de outra, o destino de todos esses jovens irá se unir, mas essa união não será tão positivas para todos.

Quero ressaltar já a fluides desse livro e a maneira impressionante com que ele tem de prender o leitor. Basicamente li o livro em dois dias, entre intervalos de aula e duas horas que passei lendo após chegar do curso. É um livro que você começa a ler e quando percebe já se passaram 50, 70 páginas de uma maneira surreal. Sempre falo aqui no blog que uma das coisas que mais admiro em um livro é a fluides que ele possui, pois, apesar de adorar ler, eu não costumo ter muito tempo disponível para isso, além de que uma leitura fluida consegue nos prender muito mais. Portanto, esse com certeza é um pontoo importantíssimo a ressaltar sobre este livro. Eu diria até que sim, é possível lê-lo em apenas um dia!!


No geral eu gostei de bastante coisas no livro e consegui me identificar com algumas delas, mas confesso que não me agradou tanto alguns detalhes. Como mencionei acima, o livro aborda inúmeras questões problemáticas e complicadas, que sim, estão presentes na adolescência de muitos, porém senti que a autora deu uma generalizada muito grande ao retratar todos os personagens como jovens que só pensam em sexo, bebidas, namorinhos, drogas, etc. Apenas dois dos mais de dez personagens não se deixaram levar por essas questões no decorrer da história, e um deles quase nem teve destaque. Tenho 20 anos e, portanto, recentemente sai da adolescência. Apesar de ter visto muitos jovens se entregarem a essas futilidades, a maior parte das pessoas com quem eu convivi não se baseavam nisso, incluindo eu mesma. Senti falta de adolescentes mais responsáveis, mais pé no chão e que fugissem desse padrão de que os jovens brasileiros só pensam nas mesmas coisas.  Não que isso seja necessariamente um ponto negativo no livro, mas eu particularmente não consegui me identificar em quase nada com os personagens, pois eu vivi uma  realidade que, apesar de problemática, não se baseava nessas questões. Além disso, algo que não curti muito (particularmente) foi que muitas vezes atos como ficar bêbado, usar drogas, discutir com os pais, matar aula e etc não foram descritos como algo ruim e prejudicial, e sim como algo legal ou até mesmo normal, o que, na minha visão, pode servir de gatilho para que adolescentes acreditem que tudo bem eles fazerem tais coisas. Eu, como alguém mais velha, consigo enxergar a problemática da situação sem que precise ser detalhado no livro, mas para um leitor mais jovem talvez isso não fique tão claro, e isso me dá medo, pois o que precisamos é de jovens longe de coisas irresponsáveis e proibidas. Não sei como serão os próximos livros, talvez essas questões sejam resolvidas neles, mas neste primeiro volume isso tudo não me agradou muito mesmo.

É claro que o livro não traz somente pontos e cenas negativas. Em muitos momentos fiquei oownt ou até mesmo me emocionei com determinados acontecimentos da história. Na obra vemos irmãos cuidadosos, pais atenciosos e carinhosos, filhos cuidadosos, alunos dedicados, amizades lindas e etc, que nos fazem enxergar nossa própria postura em relação a amigos, escola, família, e assim por diante. Além disso, nos mostram como nossos ato podem traumatizar alguém ou mudar a vida de uma pessoa para melhor!!

Vale a pena dizer que a autora escreve super bem. O livro vai mudando o tempo todo de situação, lugar e personagens envolvidos e a escritora  conseguiu construir isso de forma bem estruturada, sem que hajam deslizes na história ou que se torne confusa essa troca de momentos. 

Apesar de ter dito acima que não gostei de algumas características dos personagens, não posso dizer que não foram bem construídos, pois toda a problemática envolvendo cada um, seus modos de ser, seus conflitos internos e etc foram bem descritos e desenvolvidos pela autora, o que fiquei bastante admirada, pois num livro envolvendo tantos personagens ela conseguiu estruturar bem cada um deles e suas personalidades. 

Eu gostei do livro e indico ele para quem gosta de histórias com temas problemáticos (mas que saibam aproveitar uma leitura sem levar determinadas características negativas para a sua vida real).

Eu espero muito que tenham gostado desse post e recomendo que leiam o livro e tirem suas próprias conclusões sobre ele! 

Já leram o livro? O que acharam? Possuem vontade de ler? Respondam nos comentários! :)

Abraços e até mais. 

COMPRE NA AMAZON:

Nenhum comentário:

Postar um comentário