21 de out. de 2020

ESTAMOS BEM - NINA LACOUR


Hey seres de luz, como estão?
Voltando a ativa com as postagens, hoje vim trazer a resenha do livro que me fez recuperar o hábito de leitura! Espero que gostem.

Título: Estamos Bem
Autora: Nina LaCour
Editora: Plataforma 21
Páginas: 224
Ano: 2017
Nota: 05/05 + ❤

O livro narra a história de Marin, uma jovem órfã criada pelo avô na Califórnia. Apesar dele ter cuidado dela desde quando era criança, ambos possuíam uma relação um tanto distante, mas que a jovem considerava especial.

Recém saída do ensino médio, já era certo que Marin se mudaria para Nova York, onde faria faculdade, entretanto, ela não imaginava que essa mudança ocorreria da forma como ocorreu.

Antes de sua mudança, seu avó vem a falecer, e nesse momento Marin descobre que ele mantinha segredos a respeito de sua família. Com isso, ela se vê tão frustrada e confusa que foge para Nova York muito antecipadamente, sem comunicar ou se despedir de ninguém, numa tentativa desesperada de deixar tudo para trás e recomeçar.

Durante meses Marin ignora toda sua antiga vida, na busca de fugir dos fantasmas do passado, até que Mabel (sua melhor amiga na Califórnia) decide ir visitá-la, trazendo todo o passado a tona. 

Com certeza o que me ganhou nessa história foi a forma como a autora conseguiu falar sobre sentimentos de uma forma tão sincera e real, sem uma super romantização e/ou exageros fantasiosos. 

Apesar do difícil passado e presente da protagonista, a narrativa não a torna uma personagem vitimista. É bem percebível toda a carga que há sobre a personagem, você sente o drama e o sofrimento dela, mas em momento algum há vitimização da mesma, o que torna o livro ainda mais emocionante, pois a narrativa descreve tudo de uma forma real e pura.

A história aborda várias situações e vivências "pesadas" e, apesar de ser um misto de acontecimentos, nada fica vago, tudo se encaixa de maneira natural e realista (assim como a abordagem dos sentimentos). Mesmo temas polêmicos são tratados com bastante naturalidade, tornando a leitura leve, apesar de toda a carga de tensão.

A escrita da autora é suuper leve e fluída, daquelas que te prendem mesmo, sabe? Em apenas três noites eu terminei o livro (após meses sem ler absolutamente nada). É uma leitura na qual você fica tão imerso que nem vê a hora passar. 

A personagem principal me cativou muito! É uma garota super forte, apesar de todas as situações pelas quais passou. Mesmo com todas as suas dores e conflitos internos ela consegue não desabar e ter muita atitude, deixando de lado seus problemas e tristezas sempre que é preciso. 

É uma história que fala muito (muito mesmo) sobre o amor em suas diversas formas (relacionamentos amorosos, amizades, família, ...) e isso torna a obra ainda mais linda. Mesmo com tanto cenário conflituoso e triste, o enredo trás demonstrações de amor o tempo todo. É impossível não se emocionar.

O  final do livro me deixou um pouco incomodada, não sei se por falha minha (que sou uma grande curiosa), mas na minha concepção a história merecia um final mais desenvolvido, rico em detalhes, que mostrasse de fato o que aconteceu, porém, o que temos é um final um tanto amplo e vago. Apesar disso, é impossível não se emocionar com o final dessa  história (sim, eu terminei o livro chorando haha). 

É um livro consideravelmente popular, que fez bastante sucesso quando foi lançado, mas caso você ainda não tenha lido, eu recomendo muito! É uma história que te faz refletir muito sobre a vida e sobre nossa forma de ver o mundo e o outro.

Espero que tenham gostado da resenha (e que eu ainda saiba resenhar - acho que tô um pouco enferrujada haha). Se você já leu, deixa nos comentários o que achou da obra. E para quem não leu, ficou com vontade de ler?

Até mais,
xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário