3 de nov. de 2021

A ESTRELA DE ÍNDIGO - HILARY MCKAY

Olá, seres de luz!

Hoje vim trazer a resenha de A Estrela de Índigo, a última leitura que finalizei e que me surpreendeu muito!

Título: A Estrela de Índigo
Autora: Hilary Mckay
Editora: Melhoramentos
Páginas: 251
Ano: 2006
Nota: 05/05 + ❤

SINOPSE:

"Você vai ficar empolgado com a vida da família Casson. 
Tudo bem que o jeito deles está longe de ser perfeito, mas é realmente de perder o fôlego!
Neste livro, Índigo, único filho entre meninas, conhece Tom e, juntos, enfrentam a maior barra na escola.
Eles acabam descobrindo que, na amizade e na família, a união faz a gente superar distâncias e encarar o que der e vier!"


MINHA OPINIÃO:

Como começar essa resenha?...

Adquiri o livro em 2018 na livraria Top Livros. O preço estava bem em conta, a capa é bonita e a sinopse me chamou a atenção, entretanto fiquei muito tempo afastada do hábito de leitura e o livro ficou abandonado na estante na casa da minha mãe.

Recentemente, em outubro, precise voltar à Curitiba e, numa das minhas saídas, peguei esse livro para me acompanhar, pois ele parecia ser uma leitura leve e não tinha muitas páginas. Só não esperava que fosse me fisgar como fisgou!

O livro tem um enredo muito envolvente. Acompanhar a vida, os momentos e problemas dessa família me prendeu e encantou. Muitas vezes me identifiquei com alguma situação, personagem ou sentimento retratado. 

A obra traz temas importantes, como bullying, pais ausentes e conflitos familiares, e também fala sobre persistência, superação, amizade, união e sobre ser você mesmo. 

A forma como essa temática se passou nessa família me fez sentir impactada e empática. A escrita da autora fez eu me sentir realmente parte desse grupo e vivendo e sentindo tudo junto a eles. 

Já tinha comentado num post no Instagram sobre como a leitura é fluída! Em poucos minutos facilmente lia mais de 20 páginas. 

Os personagens são muito cativantes, cada um tem sua personalidade única e são fáceis de nos apegarmos a eles! A autora conseguiu desenvolver personagens realmente humanos nessa obra.

O final me deixou triste haha porque não foi o final perfeito e lindo que esperamos nas histórias, mas reconheço que foi um final que provavelmente aconteceria na vida real (de novo sobre como a autora trabalhou o realismo no enredo). 

Não esperava vir a gostar tanto do livro, mas senti muito com ele, me apeguei e quando terminei a leitura senti falta dos personagens nos meus dias (juro!) queria ter lido mais devagar. haha

Sobre a edição: no início dos capítulos as páginas são pretas e com desenhos, o que é muito lindo! Na capa há detalhes sutis das irmãs de Índigo e depois descobri que são as mesmas ilustrações dos livros sobre elas (achei uma ótima jogada, super criativo). Única ressalva é que, pelo menos na edição que tenho, o livro não tem orelha, mas nada que seja muito relevante.


Apesar de estar escrito atrás do livro que há continuações, eu não havia me atentado a isso e só fui descobrir sobre ao final da leitura. Agora quero muito ler o livro anterior a esse e os dois posteriores. Pelo que entendi não são uma sequência linear, e sim cada livro irá contar a história e perspectiva de cada um dos três irmãos. Vou tentar providenciar os outros e um dia venho contar por aqui o que achei deles. hehe

No geral, recomendo muito a leitura e espero que se emocionem com ela da mesma forma que eu!

CITAÇÕES:

" O que eu vou dizer ao seu pai se você cair e quebrar o pescoço?
- Diga a ele 'Boas notícias. Os seus sonhos se tornaram realidade'."

"Estava feliz. Não alucinadamente feliz, mas feliz de uma forma tranquila. Foi uma sensação tão incomum que ele não pôde deixar de notar."

"Era o cheiro do ressentimento. E da raiva impotente que toma conta quando se é transportado para uma vida que não se quer viver. E de meses, meses e mais meses de tristeza trancado no quarto."

" - Existe todo tipo de família - comentou a avó - e a maioria delas consegue seguir em frente unida, de um jeito ou de outro."

Já conheciam o livro? Ficaram com vontade de ler? 

Até mais!
xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário